atividade pratica supervisionada
Os séculos foram passando, surgindo novas civilizações, e desenvolvendo a agricultura, e com isso um povo se destacou na maneira de se organizar, deixando seu legado até os dias de hoje. Com o papiro colhido as margens do Rio Nilo, eram registrados pelos escribas todos os movimentos de entrada, saída, armazenamento de alimentos, riquezas que começaram a crescer nos reinos dos faraós, surgindo os primeiros livros contábeis.
Os Fenícios expandiram sua rede de comercio, pois foram os primeiros a iniciar trocas em bases monetárias simplificando isso através de registros feitos por símbolos.
Outro povo que se destacou foram os Romanos, que se expandiram por outros continentes, tais como: Europa, Norte da áfrica e Oriente Médio, conquistando povos, riquezas, e muitos, bens, levando até esses povos um tipo de organização que não era conhecida na época, chamamos de sistema jurídico de contabilidade organizada.
Luca Pacioli se destacou no meio de todo este contexto dando sua contribuição a contabilidade criando um método das partidas dobradas, ou método veneziano. Esse método caracteriza-se como registro de qualquer operação implicando de um débito em uma ou mais contas de forma que a soma dos valores debitados sejam sempre iguais a soma dos valores creditados ou simplificados, representam os registros de débito e crédito da mesma natureza ou espécie identificadas por um titulo que qualifica os elementos do patrimônio de uma variação patrimonial.
Em 1869 no Rio de Janeiro foi criada a mais antiga instituição profissional e cultural de ciência contábil a associação dos