relatorio tecnico
Com a demanda por alimentos e a ascensão do modelo da agricultura sustentável o grande desafio será atender a necessidade de produção de alimentos em concomitância a preservação dos recursos naturais. A utilização de produtos bioativadores da população microbiana do solo e atividade fotossintética vegetal com a redução dos custos de produção, degradação ambiental, aumento da qualidade do solo e produtividade das culturas.
Desta forma, objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade do solo através de indicadores biológicos da determinação da atividade microbiana, por meio da respiração basal e atividade de diversas enzimas do solo, diretamente relacionadas com a ciclagem de nutrientes. O experimento foi conduzido durante o ciclo da cultura da soja no centro de pesquisa em da Fepargo.
Dentre as relações biológicas estabelecidas no ecossistema solo, à simbiose entre plantas e micro-organismos heterotróficos como o estabelecimento de micorrizas, destacam pelos benefícios proporcionados à produção vegetal. As micorrizas são consideradas a simbiose de maior expressão ecológica e econômica entre fungos do solo e raízes de plantas superiores, representando uma relação mutualística e econômica entre raízes da planta e o fungo onde proporciona a planta maior área de absorção de água e nutrientes, como o fósforo, o nitrogênio e o potássio e alguns micronutrientes não fungistáticos, devido à extensão de suas hifas no solo. O objetivo de penergetic sobre a taxa de microrrixação de plantas de soja em condições ou caso de vegetação.
A aplicação de PENERGETIC e aliada a correção da fertilidade do solo favorecendo a atividade biológica do solo e micro- biológica, reduzindo a taxa de persistência de resíduos em superfície.
Conclusão:
Penergetic e a palavra chave para decomposição de resíduos, atividade micro – biológica e fauna edáfica.