Laboratorio
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Elétrica
Disciplina: Laboratório de Eletricidade Básica
Professor:
Matrícula: Nome do aluno: Turma: Data:
Comando à distância de motor elétrico
1. Objetivos
Permitir ao aluno a prática da ligação de componentes para o comando de motores elétricos à distância, em partida direta.
2. Materiais e componentes
Contatores, relés bimetálicos, relés falta de fase e motor de indução trifásico (MIT).
3. Fundamentos teóricos Os contatores são dispositivos eletromecânicos desenvolvidos para serem interruptores com alta velocidade de fechamento e abertura dos contatos de grande superfície. O funcionamento se assemelha a de um relé. Uma bobina, operada por uma baixa tensão contínua ou alternada, move um conjunto de contatos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas. Os contatos podem ser do tipo NA (normalmente abertos) ou NF (normalmente fechados). Para NA, quando a bobina do contator se encontra desenergizada, eles permanecem desligados, quando a bobina é energizada, os contatos são ligados. Para NF é o processo inverso. Uma mola interna garante que estas ações sejam rápidas o suficiente. O contator é ligado em série com o circuito que deve controlar.
Contatores magnéticos que só possuem saídas auxiliares são denominados contatores auxiliares. Relés bimetálicos são dispositivos construídos para a proteção de moteres contra sobrecarga, falta de fase e tensão. Seu funcionamento é baseado em dois elementos metálicos, que se dilatam diferentemente provocando modificações no comprimento e forma das lâminas quando aquecidas.
Nos relés falta de fase (de sobrecarga) Conectam-se as três fase da rede, L1, L2 e L3 para a entrada. Estando presente as três fase o rele interno é energizado fechando seu contato NA e abrindo NF. Quando ocorre uma falta de fase este é desenergizado e seus contatos realizam a operação