Atividade Pr tica Supervisionada
Ponte de macarrão
2º semestre 2014
Índice
Objetivos 1
Desenvolvimento Teórico: - Treliças 2 - Modelo da ponte 3
Etapas de Construção 4 - Material - Passo a passo - Esboço do projeto (vistas) - Fotos da construção
Cálculos 10
Testes Preliminares 12
Custos 13
Conclusão 14
Referências Bibliográficas 15
Objetivos:
Projeto e construção de uma ponte de macarrão capaz de suportar uma carga de até 30 kgf aplicada em seu centro, atendendo as seguintes normas de construção:
Ponte indivisível, construída com espaguete número 7 e cola, com massa inferiror a 1 kg, capaz de vencer um vão livre de 1 m.
Desenvolvimento Teórico
Treliças
Para a construção da ponte foi adotado o modelo de tesouras ou treliças. Esse modelo é formado por barras,normalmente metálicas ou também de madeira, que se unem nas extremidades de modo aformar triângulos.
Triângulos formam estruturas rígidas, proporcionalmente muito leves e capazes de vencer grandes vãos.
Exemplos podem ser observados não apenas em pontes, mas também nas coberturas de pavilhões de exposições, supermercados e aeroportos, nos quais estruturas baseadas em triângulos possibilitam que grandes vãos livres sejam cobertos.
Modelo de uma ponte formada por treliças:
Tesouras aplicadas à construção de uma ponte de macarrão:
Modelo de ponte de macarrão
Feita a opção pelo método de treliças, a próxima etapa do projeto foi definir qual dos diversos modelos possíveis de pontes treliçadas melhor se adequaria à nossa necessidade de carga a suportar e vão livre a vencer.
Para isso, buscamos informações em uma página da internet voltada à construção de pontes de macarrão, mantida pela UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também nos auxiliouo livro de Aluízio Fontana Margarido. Ambas as fontes constam no final deste trabalho na seção de referências bibliográficas.
Dentre os modelos possíveis, optamos pelo “Warren com montante”, ilustrado a