Atividade Piscatória
A plataforma continental
Na plataforma continental – extensão da placa continental que se encontra submersa e cuja profundidade não ultrapassa os 200 metros, terminando com um acentuado aumento do declive – existem vários fatores favoráveis à abundancia de recursos piscatórios. Na plataforma continental as águas:
São pouco profundas, o que permite uma maior penetração da luz;
Possuem menor teor de sal, devido à agitação e ao facto de receberem as águas continentais dos rios que nelas desaguam;
São mais ricas em nutrientes, pois existem boas condições de luz e oxigénio para a formação de plâncton e recebem os resíduos orgânicos transportados pelos rios.
Deste modo, a quantidade e a diversidade de fauna marinha são maiores áreas nas da plataforma continental.
Constituindo apenas cerca de 10% dos fundos marinhos, as plataformas continentais proporcionam ao ser humano a maior parte das sias capturas – mais de 80%. Mas, por outro lado, é nelas que se depositam os resíduos fluviais, por vezes poluídos, com grave perigo para a fauna.
A plataforma continental é relativamente estreita ao longo de todo o litoral português, sendo quase inexistente nas Regiões Autónomas devido à origem vulcânica dos dois arquipélagos.
Ao longo do litoral continental, a sua largura varia, no geral, entre 30 e 60 km, atingindo a máxima extensão, 70 km, ao largo do cabo da Roca.
A plataforma continental é mais extensa nos mares e