Porto de setúbal
18/6/2012
Introdução
Com este trabalho pretendo ficar a saber quais as funcionalidades do porto e quais são os produtos la transacionados
O Porto
O Porto de Setúbal situa-se na foz do rio sado na cidade de Setúbal. O rio corre de Sul para Norte na parte interior do porto, fletindo para Oeste em direção à foz.
A cidade estende-se ao longo do rio na margem direita, E na margem esquerda situa-se a Península de Troia.
A saída do porto faz-se por um canal que passa junto ao Outão(parte lateral de um edifício) onde o farol constitui uma marca sinalizadora da entrada no Porto. Este porto permite a entrada de navios de carga de médio porte, porta-contentores e graneleiros(transporte de cargas e granel).
Neste porto existe o estaleiro da Setenave destinado a construção e reparação de navios. O porto também constitui abrigo para as embarcações de pesca.
Atividade piscatória
A atividade piscatória no estuário da foz do Sado e ao longo da costa entre Sines e o Cabo Espichel foi uma atividade importante até meados do século XX, fornecendo diversas fábricas de conserva de peixe na cidade.
Atualmente, junto das instalações portuárias encontram-se diversos restaurantes especializados em pratos de peixe, atraindo muitos turistas.
Junto ao porto também se situa o mercado municipal, sendo significativa a venda de peixe.
Um dos peixes mais pescados neste porto é o salmonete.
Localização
Este Porto está localizado no cruzamento dos grandes eixos de navegação intercontinental Norte-Sul e Este-Oeste, situa-se na junção dos principais eixos rodoferroviários do País e tem também ligação a Espanha.
Potencia o desenvolvimento das cadeias de transporte, e dispõe de infraestruturas para a movimentação de todos os tipos de carga nos seus terminais especializados, carga contentorizada, fracionada e granéis, sólidos e líquidos.
O Porto assume um crescente papel de Interface na ligação internacional e Logística da