Atividade Paranormal - Filmes de terror com câmera na mão
Aluno: Edson Junior
Matricula:
Matéria: Produção e Direção de Programas Audiovisuais
Professora: Chaline Barros
Resumo: “Faço uma breve passagem na história dos filmes de terror das gerações desde os primórdios, para fazer um apanhado de três principais filmes de terror da atualidade, e de como o passado e o presente influenciaram de forma direta na realização e direção desses filmes hoje em dia”
Filmes abordados no final da crítica que justifica todo apanhado.
“Atividade Paranormal” – (Paranormal Activity). Eua. 2007; Dir. Oren Peli
“A Casa” – (La Casa Muda). Uruguai. 2010; Dir. Gustavo Hernandéz
“Rec” – (Rec). Espanha. 2007; Dir. Jaume Balagueró
FILMES DE TERROR
Filmes de terror e suspense, são um gênero que há muito tempo vem despertando muita atenção do espectador, o prazer de ver e sentir o sobrenatural é muito forte desde o início do cinema. As pessoas ao redor do mundo gostam de sentir o arrepio da espinha, e o cinema gosta de brincar com as sensações, brincando com o mundo dos espíritos, porque no fundo o que é mais aterrorizante é aquilo que não se vê. Não sabemos como o mundo espiritual existe, e o cinema brinca em mostrar diversas formas de como seria esse mundo.
Logo no início do cinema, surgiram filmes icônicos como “Nosferatu”, que fazia parte do expressionismo alemão, nele temos a figura do que seria o Drácula, por muito tempo com seu personagem aterrorizante, fazia medo nas multidões. A Alemanha nesse tempo vivia sérios problemas com a guerra, com mortes, violência, e mais uma vez aterrorizava o mundo com sua nova obra do terror, dessa vez em filme. O Diretor F. W. Murmau conseguiu visibilidade para esse tipo de segmento no cinema, o segmento do terror, do suspense.
Na mesma época foi lançado o filme “O Gabinete do Doutor Galigari”, nessa onda expressionista alemã, e nessa levada do terror, se destacava dos demais