biossegurança
A existência de enfermidades tem aflingido os homens desde as épocas mais remotas e os maiores problemas de saúde estão relacionados com a vida em comunidade. Doenças endêmicas ou epidêmicas estiveram presentes em todas as fases da existência humana, inclusive na antiguidade.
A transmissão de certas doenças foram notadas desde muitos séculos, antes mesmo de saber a sua etiologia. As epidemias, durante milhares, fora, consideradas com julgamento divino, em face das perversidades humanas, sendo essa teoria teúrgica paulatinamente substituída por uma teoria científica, cujos médios e pensadores se orientam pelo mundo natural, embora não estivessem completamente divorciados de aspectos religiosos. Nessa civilização, a medicina não se resume à cura, atentando também para aspectos da higiene.
Na área da saúde, mais especificamente na Odontologia, os cirurgiões-dentistas, auxiliares e pacientes estão diretamente em contato com uma enormidade de microorganismos patogênicos ou não, proveniente desde a flora bucal até o ambiente do consultório, que podem causar e transmitir para a equipe de trabalho e o paciente doenças infect- contagiosas como: simples resfriados, gripes, tuberculose, Aids, hepatite-B, Hepatite-C, herpes, entre outras.
Com a preocupação de controlar as infecções cruzadas dentro do ambiente do consultório odontológico, ambulatórios, policlínicas e salas cirúrgicas é necessário o emprego de medidas de biossegurança.
Com todo o processo de conscientização das normas de biossegurança, ainda estamos no começo, e este trabalho visa colaborar com acadêmicos e profissionais como uma fonte prática de aprendizado e consulta, para a realização de uma Odontologia moderna, preventiva e efetiva no controle de infecções.
2 O QUE É BIOSSEGURANÇA?
O conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os eventuais problemas suscitados por pesquisas biológicas com ou por suas aplicações.
2.1 HISTÓRICOS SOBRE A BIOSSEGURANÇA