Atividade Individual Gestao de Estoque
5º. PERÍODO
Administração de Materiais.
SÃO PAULO – 2014 RESUMO O atual ambiente empresarial encontra-se extremamente concorrido. O estabelecimento da vantagem competitiva é uma realidade e uma exigência para as empresas permanecerem no mercado. A necessidade de se antecipar às necessidades dos clientes é uma premissa valiosa. Sendo assim, este artigo tem como objetivo mostrar a importância da previsão da demanda para uma empresa, além dos benefícios adquiridos com essa premissa ao gerenciar compras e os estoques de uma empresa.
Palavras-chave: Previsão, demanda, estoque, compra, vantagem competitiva
INTRODUÇÃO
Gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. Temos como exemplo, uma loja de varejo que vende vários itens, como um supermercado ou loja de departamentos. Essas empresas não costumam armazenar todos os produtos na loja. Parte do estoque de produtos é mantido em um armazém ou depósito. Dá-se o nome de inventário a soma dos produtos na loja e no armazém.
A previsão de demanda é a atividade inicial da gestão da demanda e é, com certeza, de importância fundamental para as demais atividades subsequentes. Nessa etapa é executada a análise preditiva, para melhor entendimento das necessidades dos consumidores de bens ou serviços.
Atualmente, a gestão de compras é levada em conta como um fator estratégico nos negócios. A função desta atividade, que esta diretamente relacionada com todos os departamentos de uma empresa, tem como objetivos a eficiência em obter os produtos certos, as quantidades corretas e os preços mais vantajosos.
.
GESTÃO DE ESTOQUE
A gestão de estoque é basicamente, o ato de gerir recursos ociosos possuidores de valor econômico e destinado ao suprimento das