Atividade Gestao Ciclo II
Tutor: Israel Valdecir de Souza
RA:
1144492
Aluno(a): Gustavo de Souza Jeronimo Sobrinho Turma:
1401
Unidade: 03
Ponto de Equilíbrio e sua importância nas Organizações
Todos nós nascemos crescemos e numa certa idade entramos na escola e a partir daí começamos entender e aprender sobre tudo a nossa volta e ao longo dos anos da nossa vida percebemos que tudo que iremos fazer necessita de ser planejado, organizado, estudado e calculado. Em uma empresa ou organização seja ela de grande ou pequeno porte não é nada diferente, tudo exatamente tudo, tem a necessidade de ser planejado, organizado, estudado e calculado para que se tenha sucesso. Nesta atividade vamos aprender a forma de calcular o ponto de equilíbrio que nada mais é que encontrar a igualdade das receitas e os custos de uma empresa. Podemos considerar que o PE é um indicador de segurança ou desempenho que nos mostra se estamos gerando riqueza ou não, resumindo nada mais é do que, pegar meu total de despesas e dividir pela margem de contribuição nesse resultado chegaremos ao ponto de equilíbrio.
Qual a importância do ponto de equilíbrio? Através dele podemos saber a quantidade unitária de produtos que devemos vender, o valor monetário que precisamos chegar para começar a lucrar e quanto iremos gastar de despesas para fabricação do produto. É bem simples não passa de um calculo financeiro, porem muito importante para a sobrevivência da empresa, lembrando que existem muitos tipos de PE, muitas formas de calcular, muitas aplicações e representações gráficas também. Lembrando também que para cada tipo de PE existem formulas bem parecidas umas com as outras para calculá-lo.
Alguns tipos de PE:
- PEC contábil
- PEE econômico
- PEF financeiro
Qual a relação e importância do PE para a Gestão da Produção? Para obter sucesso em qualquer atividade que gere lucro, é indispensável que a parte financeira seja administrada com