Atividade física
INTRODUÇÃO:
Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que se obtenha bem estar, e benefícios à saúde.
ALIMENTAÇÃO:
Muitos indivíduos que praticam alguma atividade física, não dão a devida importância às refeições. Existem muitos casos de indivíduos que se exercitam em jejum ou que na vontade de emagrecer tomam só um chá com uma torradinha, por exemplo. Esse comportamento é totalmente errado: provoca esgotamento (cansaço), diminui a rendimento (desempenho) e principalmente, atrapalham os seus objetivos. Se você tem um plano já definido – seja ele aumentar massa muscular, perder peso (eliminar gordura) ou melhorar sua forma física– saiba que as refeições antes e depois são fundamentais para que seu objetivo seja alcançado. Desde já, perca o hábito de ficar em jejum antes e depois dos exercícios físicos. Veja a importância desses horários, fazendo sempre uso de alimentos leves e saudáveis que compõe as refeições:
1- Antes: A refeição antes do exercício deve conter nutrientes para fornecer energia, aumentar força e resistência, evitar fome, tontura e fraqueza durante o treino. Como também manter-se também sempre hidratado, para que o sangue flua (corra) melhor sobre os músculos e órgãos vitais. Quando bem hidratado e nutrido, você se sentirá muito mais resistente à atividade física.
O que comer? Você pode fazer uma refeição completa de 3-4 horas antes (almoço ou jantar, café da manhã reforçado ou lanches intermediários reforçados). Consuma arroz + feijão + carne magra + salada; ou se for pela manhã uma refeição mais leve de 1:30 a 2 horas antes ( lanche natural com pão integral e queijo branco, vitamina com fruta e cereal, granola com iogurte, banana com aveia e mel,