Atividade final - pli
Componentes do grupo: Maisa Rodrigues Lessa, Romes Neide Magalhães de Brito, Valdete Conceição Viana Oliveira
O programa do livro didático é um dos mais eficientes do governo federal por atender as necessidades de alunos, professores e a comunidade. No município de Guanambi estado da Bahia a distribuição é razoável. Contribuem para garantir a permanência dos alunos na escola e a universalização do acesso aos livros aos alunos da educação básica.
No nosso município, os livros são escolhidos pelos educadores da Rede Pública Municipal de forma coletiva nas unidades de ensino e depois a Secretaria Municipal de Educação convida toda rede municipal para fazer uma avaliação das escolhas, fazendo uma análise sobe o livro didático mais aceito de acordo com as necessidades da clientela.
Um ponto positivo em relação ao programa é a universalização do acesso e o ponto negativo é o ano base para levantamento da quantidade de livros que é sempre o censo de dois anos antes do ano do uso, gerando grandes transtornos, porque há sempre um déficit em relação à quantidade de livros encaminhados para a instituição e em alguns casos uma nova série/ano implantada na escola não recebe livro. Na escola, realiza a escolha unificada e procura sempre promover o remanejamento dentro da rede, mas isso não supre as necessidades. Aciona sempre a reserva técnica, porém ela é constituída de diferentes títulos e nem sempre coincidem com os livros adotados.
Projeto: Aplicação dos Recursos do PLI
Objetivos:
• Perceber como se realiza a escolha, distribuição, entrega e acessibilidade dos programas do PLI;
• Observar falhas ou benefícios do livro didático como meio de veiculação de informações;
• Identificar aspectos positivos e negativos do programa do PLI.
Metodologia:
Realização de entrevista com gestores, professores, alunos e pais de alunos.
Análise da pesquisa, seguida de uma devolução para os participantes.
Tomar providências diante dos resultados