Atividade Estruturada
2 – Identificação de padrões usualmente encontrados em arquiteturas voltadas para Web
3 – Organização do texto segundo as normas ABNT
Padrões de Desenvolvimento oferecem diretrizes ou soluções para resolver problemas comuns. Trata-se de uma maneira testada ou documentada de alcançar um objetivo qualquer. Não resolve todos os problemas do programador mas simplifica. Muitas vezes implementar um padrão não é objeto mais facil,mas é o melhor a longo prazo.
O Design Patterns (Padrões de projetos, em uma tradução livre) são padrões para alcançar objetivos na engenharia de software usando classes e métodos em linguagens orientadas a objeto. Padrões são um repertório de soluções e principios que ajudam os desenvolvedores a criar software e que são codificados em um formato estruturado consistindo de nome, problema que soluciona e solução do problema. O objetivo dos padrões é codificar conhecimento (knowing) existente de uma forma que possa ser reaplicado em contextos diferentes.
Sugere dividir e organizar o sistema em partes menores que sejam pequenas o suficiente para implementar e grandes o suficiente para fazer algo significativo. Tal organização proporciona a diminuição dos custos e aumenta a manutibilidade (flexibilidade e extensibilidade)do sistema e traz soluções reutilizáveis de software para problemas já conhecidos e formalizados, sendo muito utilizados em sistemas com arquiteturas robustas, a exemplo da arquitetura MVC.
A arquitetura MVC é dividida em Modelo (modelagem de dados), Visão (apresentação da aplicação) e Controle (processamento da aplicação). Tem como objetivo facilitar o desenvolvimento, manutenção e reaproveitamento de código.
Em um padrão de projeto há diversos niveis de “detalhamento” mas tambem há padrões mais genéricos (Diretrizes sobre organização e padrões de arquitetura). Há padrões mais especificos como resolver um problema especifico e