Atividade Estruturada T D
A competitividade é a característica de uma atividade econômica, politica, social, ecológica ou esportiva na qual indivíduos – ou grupos – disputam antagonicamente em vários níveis, desde o macro global até micro global, as mais variadas formas de recompensa.
São inúmeras e muito abrangentes as definições para o termo: [competitividade é] “a habilidade de produzir bens e serviços que atendam às exigências dos mercados internacionais ao mesmo tempo que mantém níveis altos e sustentáveis de renda ou, mais geralmente , a habilidade de gerar renda relativamente alta e níveis de emprego enquanto exposta à competição externa”. Ou ainda: “Melhorar os padrões de vida e a competitividade local das regiões em todo o mundo, promovendo iniciativas agrupadas de desenvolvimento”.
É importante assegurar tanto a qualidade como a quantidade de trabalho, para ser competitivo.
O debate sobre competitividade pode ser abordado por meio de várias perspectivas teóricas, de estratégias de negócios, das teorias econômicas clássicas ou da economia institucional, e evolucionária, de desenvolvimento, e por meio da geografia e sociologia econômica.
Assim, a noção de competitividade está relacionada às estratégias das empresas ao tentar responder as perguntas sobre como vencer organizações rivais, reter a participaçãode mercado e melhorar a lucratividade, o que significa dizer que quando uma empresa não é competitiva, queremos afirmar que sua posição no mercado está insustentável e, a menos que o seu desempenho melhore, a expectativa é que tenha vida curta.
Uma abordagem mais sistemática ampliou o conceito de modo mais analítico: uma armação heurística que busca contribuições de várias disciplinas das ciências sociais que são úteis na compreensão do porquê de os esforços das empresas terem sucesso ou falharem.
O que é importante para os profissionais de RH e de treinamento podem agir, é a competitividade das organizações – que fica “sob