Atividade Estruturada Matematica financeira
A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Andréia da Silva Salazar
Trabalho apresentado a Faculdade Estácio
Famap como um dos requisitos para aprovação na disciplina Matemática
Financeira, sob a orientação do Prof.
Moacy Araujo de O. Junior.
RESUMO: O objetivo do trabalho é analisar historicamente as origens e justificativas do uso da moeda e da cobrança de jutos. Conhecer a aplicação prática dos conceitos da matemática financeira no público e privado. Neste trabalho foi utilizado método de pesquisa bibliográfico, e procura mostrar um problema histórico e suas contribuições culturais que o assunto implicou sobre a sociedade atual. Os resultados indicam que as mudanças da moeda foram importantes para acompanhar a evolução do sistema de produção. Conclui-se que sem essas mudanças a vida do ser humano seria de forma primitiva, não teria evoluído tecnologicamente, nem economicamente. Graças a essas mudanças, hoje é possível ter mais conforto e comodidade ao fazer compras ou efetuar pagamentos.
PALAVRA- CHAVE: Moeda; sistema de troca; Economia.
INTRODUÇÃO: HISTÓRIA, DINHEIRO, JUROS E MATEMÁTICA FINANCEIRA
A Matemática Financeira trabalha com as moedas em seus estudos e análises. A
Moeda e o dinheiro, como hoje conhecemos, é o resultado de uma longa evolução.
A matemática financeira possui inúmeras aplicabilidades, ela engloba situações relacionadas ao ganho de capital, porcentagens, financiamentos, entre outros.
No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, uma simples troca de mercadoria por mercadoria, praticamente sem a equivalência de valor. Cabe destacar que:
Moeda é tudo aquilo que as pessoas aceitam como pagamento por bens e serviços e como pagamento de dívidas. O Banco Central elabora estatísticas sobre a oferta de moeda na economia. Mudanças na oferta de moeda afetam importantes variáveis da economia, como o nível de
preços, a taxa de inflação, o nível de produto e emprego e a taxa de juros HILLBRECHT (1999).
Ao longo da história, o