Atividade Estruturada De Matematica Financeira
NOME DA DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA
CÓDIGO:
GST0054
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:
A Aplicação da Matemática Financeira
OBJETIVO:
Analisar historicamente as origens e justificativas do uso da moeda e da cobrança de juros.
Conhecer a aplicação prática dos conceitos da matemática financeira no público e privado.
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Capacidade de identificar produtos financeiros associando sua operação com os conceitos da disciplina.
DESENVOLVIMENTO: 1-Pesquise na Internet ou em livros a origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos. Elabore um resumo (não cópia bruta do site!) no qual se destaque as motivações e justificativas para a cobrança de juros e as práticas adotadas no passado e que ainda são consagradas pelo uso, incluindo ainda no texto um breve histórico sobre a criação da moeda. Não se esqueça de fornecer a referência bibliográfica e ou sites da internet utilizados na pesquisa. Máximo de 20 linhas.
O dinheiro é comumente reconhecido como um meio de troca aceito no pagamento de bens, serviços e dívidas. Além disso, a moeda serve para mensurar o valor relativo que algum tipo de riqueza ou serviço possui. O preço de cada mercadoria é atribuído por meio de um número específico de moedas ou cédulas que demarcam a quantidade a ser paga por esse bem. No entanto, nem sempre uma única moeda serve de referência para uma mesma localidade.
A moeda é a expressão concreta do dinheiro. Dispõe duma representação material, com valor económico, que é utilizada como instrumento de troca, possuindo como tal um poder aquisitivo servindo para determinar, duma forma prática, o preço das coisas. Num sentido mais restritivo a moeda é dinheiro feito de metal. A moeda é, ao fim e ao cabo, uma mercadoria e como