Atividade Estruturada - Matematica Financeira
Trabalho de matemática Financeira
A Origem da moeda
A origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos Quando o homem se fixou à terra, passou a permutar o excedente que produzia,fazendo com que surgisse a primeira manifestação de comércio: o escambo, consistindo na troca direta de mercadorias, sem equivalência de valor. Nessa troca, algumas mercadorias passaram a ser mais procuradas que outras, assumindo a função de moeda-mercadoria (sal, gado, pau-brasil, açúcar, cacau, tabaco e pano). O sal deu origem à palavra salário, assim como a palavra gado, em latim pecus, ao termo pecúlio. Com o descobrimento do metal, o homem passou a utilizá-lo na confecção de utensílios, tornando seu uso vantajoso e eleito como o principal padrão de valor monetário. As primeiras moedas apresentaram alguns formatos como chave e faca.
Posteriormente, passaram a ser cunhadas a martelo, em metais como ouro, prata e cobre, ressaltando atributos de beleza e expressão cultural da época em que surgiram.
Os primeiros registros encontrados a respeito dos juros, datam da era de apogeu do povo Sumério, por volta do ano 3000 a.C. À época, pouco restara do escambo, corroborando a idéia de que o homem tem em seu âmago a sede de lucro. Isto porque, não bastando o conceito de troca, idealizou-se já naquele tempo um sistema financista que permitiria o aferimento de certa vantagem para o detentor do bem necessário. Pudemos perceber, até então, que a figura conceitual dos juros é quase tão antiga quanto a própria civilização.
No tópico anterior, percorremos a cronologia evolutiva dos juros, principal forma de cobrança de crédito que conhecemos hoje, esta breve análise histórica permitiu a compreensão lógica sobre o tema.
As práticas financeiras eram utilizadas no intuito da acumulação de capital, as formas econômicas de movimentação dos capitais foram adaptadas de acordo com a evolução das sociedades. O escambo era utilizado porque