Atividade Estruturada 1
Apesar de não ser utilizada como nutriente as fibras soluveis são fermentadadas pelas bacterias da flora intestinal e permitem a proliferação das bactérias benéficas, produzindo altas concentrações de substâncias especificas denominadas de ácidos graxos de cadeia curta.
Na parte principal do intestino grosso (cólon) ocorre a liberação de água que volta para o corpo, entretanto as fibras conservam um pouco de água durante o trajeto por todo colon, fazendo com que as fezes não fiquem secas, dando volume e fluidez.
As fibras em excesso interfere na absorção de zinco e calcio, especialmente em crianças e idosos, por isso recomenda-se que a ingestão deva ser em quantidades iguais em fibras soluveis e insoluveis num total de 20 a 30g de fibras diarias , no maximo 35 ou 10 a 13g para cada 1000kcal ingeridas.
Com a funçao de regular o trânsito intestinal absorvendo água proporcionando massa para as fezes estimulando os movimentos peristaticos do intestino, ajudando na sua eliminação. Como as fibras alimentares não são digeridas pelo organismo, exigem maior gasto energetico para ser eliminada e quando chegam ao estômago incham, aumentando o volume do bolo alimentar provocando uma saciedade maoir que em alimentos pobres em fibras.
A depleção dos acidos biliares atraves da excreção fecal desvia o colesterol pra o pool dos acidos biliares e menos colesterol fica disponivel para incorporação nas lipoproteinas e subsequente lançamento na corrente sanguinea as fibras soluveis são quase completamente fermentadas no colon a acidos graxo de cadeia curta principalmente acetato, propionato e butirato. Eles são absorvidos via veia porta e parecem inibir a sintese hepatica do colesterol.