Atividade Estruturada- 02
PROFESSOR: Robson Florentino
ALUNO: Isabela Souza Catugy
DISCIPLINA: Eletricidade Aplicada
CURSO: Engenharia de Produção
DATA: 01-03-14
1)
Resistividade elétrica
Resistividade elétrica é a resistência elétrica específica de um certo condutor com
1 metro de comprimento, 1 mm2 de área de seção transversal, medida em temperatura ambiente constante de 20oC.
A unidade de medida de resistividade é o mm2/m, representada pela letra grega
(lê-se “rô).
Diante desses experimentos, George Simon OHM estabeleceu a sua segunda lei que diz que:
“A resistência elétrica de um condutor é diretamente proporcional ao produto da resistividade específica pelo seu comprimento, e inversamente proporcional à sua área de seção transversal.”
Matematicamente, essa lei é representada pela seguinte equação:
R = ρ.L/S
Onde:
R = resistência do condutor (em Ω); ρ = resistividade do material (em Ω x mm2/m); l = comprimento do condutor (em m); s = seção transversal do condutor (em mm2).
Influência da temperatura sobre a resistência
Como já foi visto, a resistência elétrica de um condutor depende do tipo de material de que ele é constituído e da mobilidade das partículas em seu interior.
Na maior parte dos materiais, o aumento da temperatura significa maior resistência elétrica. Isso acontece porque com o aumento da temperatura, há um aumento da agitação das partículas que constituem o material, aumentando as colisões entre as partículas e os elétrons livres no interior do condutor.
Isso é particularmente verdadeiro no caso dos metais e suas ligas. Neste caso, é necessário um grande aumento na temperatura para que se possa notar uma pequena variação na resistência elétrica. É por esse motivo que eles são usados na fabricação de resistores.
Conclui-se, então, que em um condutor, a variação na resistência elétrica relacionada ao aumento de temperatura depende diretamente da variação de resistividade elétrica própria do material