ATIVIDADE EQUAÇÃO
Rede de mobilização em bairros de Alagoinhas e Pojuca
Por Leide D. C. dos Santos
Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados parciais do projeto de pesquisa Rede de mobilização em bairros de Alagoinhas e Pojuca, orientado pelo professor Osmar Moreira. A proposta foi avaliar em que estado se encontra a mobilização cultural em Bairros de Alagoinhas e Pojuca quanto à criação de suas políticas públicas para a cultura. Nesta primeira etapa fizemos um levantamento bibliográfico, seguido de leitura e fichamentos de textos relacionado à cultura, políticas culturais, políticas públicas de cultura com o propósito de alcançar uma base teórica para discussão do assunto enfocado.
A partir desse levantamento bibliográfico selecionamos alguns desses textos que contribuíram para andamento do nosso trabalho. Dentre eles foram de fundamental importância as idéias da autora Marilena Chauí (2007), as quais contribuíram para analisar as relações culturais e as questões econômicas, onde atribuem ao Estado responsabilidades culturais e visibilizam os danos causados à sociedade pela falta de comprometimento da antiga política cultural.
Dessa forma, o fazer cultural não pode ser objeto de filantropias ou mesmo voluntarismos políticos, o fomento à cultura constitui a obrigação do município e direitos dos municípios. Nesse sentido surge o conselho municipal de cultura considerado como um órgão responsável por fiscalizar e intervir na política cultural, municipal facilitando assim que a sociedade tenha acesso aos bens simbólicos e não somente a cultura como bom negócio.
O texto políticas públicas de cultura de Rubim (2010) trata sobre os mecanismos participativos nos processos decisórios na inclusão da sociedade civil onde se faz necessário a legitimação popular tomadas pelos gestores públicos. Observa-se que boa parte da população mantém-se afastadas em relação às questões políticas, poucos participam de movimentos sociais e políticos e poucos