Atividade Economia
O texto elucida que o dinheiro não é reparador da moral danificada. Faz parte do sistema de troca indireta onde é utilizado como meio comum de troca (moeda) por bens de consumo ou serviços e instrumento de pagamento. Tem valor variável e sua emissão é regulada pelo Estado. Existe por convenção e passou ser usado pelo sistema econômico como mediador universal das relações sociais. Fazendo parte do campo da lógica, vem sendo equivocadamente usado como reparador de danos morais.
B) QUESTIONÁRIO
1. Faça um breve comentário sobre as eras econômicas
A busca da satisfação das necessidades humanas de bens diversos leva ao sistema de trocas e as eras econômicas:
Era das trocas de mercadorias troca espécie por espécie (escambo)
Era da mercadoria – moeda uso de mercadorias comuns aceita pelo grupo como instrumento de troca.
Era da moeda metálica uso de metais (ouro e prata) no sistema de trocas
Era da moeda papel uso do certificado de garantia (recibo)
Era do papel moeda uso de documento emitido pelo governo
Era da moeda escritural uso de cheques, ordens de pagamento, cartões eletrônicos, etc...
2. É possível consumir sem ter dinheiro? Comente
Sim, pois mesmo o dinheiro sendo basicamente a moeda de troca intermediária entre os bens e mercadorias, é possível que haja consumo sem precisar do dinheiro através de trocas diretas (escambo). Exemplo: quando um sujeito deseja vender bananas para adquirir sapatos, ele precisa achar alguém que possua sapatos e que queira trocá-los por bananas.
3. Com base no texto como podemos afirmar que o dinheiro tem função social? Comente
Sim, pois o dinheiro, como usado socialmente, entra no lugar do objeto, possibilitando a satisfação dos desejos, a aquisição de bens úteis, necessários ou mesmo supérfluos. É um símbolo de múltiplas utilidades. Possuir o dinheiro é ter poder para a conquista de bens, sobretudo no regime econômico vigente, de caráter capitalista, onde a acumulação do