Atividade Dissertativa 1
Curso: MBA em Finanças
Atividade Dissertativa 1
Data: 21/03/2014
Com base na leitura do caso da Cosan, faça o que se pede abaixo:
1. Elabore uma análise ambiental (cinco forças de Porter) para o setor de açúcar e álcool.
2. Aponte quais alternativas a Cosan tem para continuar crescendo.
3. Elabore uma análise SWOT para a Cosan.
O foco principal deste trabalho é analisar as 5 (cinco) forças de Porter e preparar um estudo de análise SWOT baseado no texto “Cosan”.
É importante frisar que esta análise é baseada no texto fornecido e experiência própria daquele período, sendo que esse aluno foi colaborador do Grupo Cosan no período de criação da Raízen.
Atualmente, o momento econômico e político são ligeiramente diferentes daquele período, o que tem causado novos desafios no segmento.
1.- Novos Entrantes:
O mercado brasileiro de açúcar e álcool foi construído ao longo dos anos baseado na empresa familiar, sendo que inúmeras usinas sucroalcooleiras pertenceram e ainda pertencem a grupos familiares por várias gerações. Dessa forma, na maioria das vezes a gestão dos negócios não é conduzida de forma profissional, causando sérias dificuldades para essas empresas.
Existiam no Brasil, segundo dados da empresa Dedini (um dos maiores fabricantes de equipamentos para o seguimento), mais de 250 usinas espalhadas pelo país em 2010.
Esse é um mercado altamente pulverizado, e que nos últimos anos tem enfrentado sérios problemas financeiros, levando famílias à falência ou a se desfazerem de seus negócios, torna-se fácil a penetração no mercado pelos grandes players com grande disponibilidade de capital.
Observa-se atualmente que grandes grupos internacionais tem entrado nesse mercado, quer seja na busca por energia alternativa ou diversificação de seus negócios, como o grupo Shell, BP, Petrobras, Louis Dreyfus que tem visto no seguimento alto potencial de retorno.
2.- Produtos Substitutos
O mercado brasileiro de açúcar e álcool é