Atividade Discursiva I
O nível de desempenho educacional no Brasil, segundo o texto, está baixo. Na charge, percebemos isso através do personagem que diz: “Li...Mas não entendi quase nada!.
Diante disso chegamos a conclusão, que o Brasil apesar de seu crescimento em outras áreas, como economia, ofertas de emprego, tem deixado a desejar quanto à educação. O governo deveria se atentar mais a essa área, distribuindo melhor os recursos para melhorar a alfabetização em cada Estado, desenvolvendo programas mais eficazes que alcance os mais variados públicos que necessitam ter acesso ao aprendizado.
E quem sabe assim, se apropriando de melhores recursos educacionais, o Brasil atinja níveis superiores no ranking de comparativo do desempenho educacional. QUESTÃO 2 Os dois apontam o detalhe de que os alunos receberão R$50,00 por participarem das aulas de reforço em matemática.
Nota-se certa indignação, principalmente no texto, diante das características do programa, em que alunos do ensino médio sem qualquer preparação vão atuar como professores para outros alunos e também que os alunos com baixo desempenho serão pagos para fazerem parte de aulas de reforço.
Percebe-se tanto no texto como na charge, que essa remuneração para alunos com baixo desempenho não vai servir para torná-los melhores, mas vai contribuir para que mesmos bons alunos deixem de se empenhar para tirarem notas baixas e serem incluídos nesse programa só por causa do dinheiro. QUESTÃO 3 Ambos tratam a questão do baixo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica do Ensino Médio, e que essa nota estagnou em alguns Estados e em outros diminuiu.
Como resultado disso a charge nos mostra um aluno reclamando que sua nota continua baixa, e também diante do contexto histórico da Educação que está sendo vivido nos dias atuaispercebemos uma professora reclamando que seu salário também continua baixo.
Pouco se investe na