Manual ED 15 2
2015.2
O que são os EDs?
Fonte: iStock (2015).
Caro(a) estudante! Antes de iniciarmos nossa caminhada nas atividades programadas para os
Estudos Dirigidos (EDs), pontuaremos alguns itens que consideramos necessários para a compreensão holística do processo. O primeiro item a ser discutido é o respaldo legal desses estudos.
2 /35
Os Estudos Dirigidos (EDs) foram instituídos como uma inovadora modalidade de atividades complementares de ensino. Você sabia que, em alguns cursos, as atividades complementares são obrigatórias? Pensando nisso, e de acordo com o prescrito no Parecer nº 67 do CNE/CES, que estabelece um referencial para as Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, e na Resolução CNE/CES nº 2/2007, que dispõe sobre a carga horária e os procedimentos relativos à
MANUAL integralização e duração dos cursos de graduação e bacharelados, organizamos os EDs.
Para nossa boa relação, já destacamos inicialmente que os EDs são atividades complementares obrigatórias aplicadas por semestre, de acordo com o calendário acadêmico; então, fique sempre atento às orientações. A proposta dos EDs é a concretização do desejo institucional, manifestado nos projetos pedagógicos dos cursos, de fazer da educação, em todos os níveis, um instrumento de inclusão social. Uma educação comprometida com a formação de atitudes, habilidades, interesses e valores que perpassam toda a realidade social, contribuindo, dessa forma, para mudanças de comportamentos a partir de uma formação acadêmica interdisciplinar.
Adiante, trataremos sobre como você deve proceder para realizar os EDs, mas antes vamos discutir um pouco sobre os objetivos desses estudos.
Quais são os objetivos dos EDs?
MANUAL
Os EDs foram planejados para que você, caro estudante, possa desenvolver, entre outras habilidades, a capacidade de se comunicar e interpretar de forma eficaz, de raciocinar de forma crítica e analítica e de saber conviver com as pessoas. Além disso, os EDs:
•