atividade didatica
Há, no entanto, um certo preconceito ou discriminação em relação às famílias vistas como “diferentes”, por uma grande parcela da sociedade, gerando também nas crianças um conceito pré concebido de que as famílias que não tem uma formação tradicional, ou seja, (pai, mãe e filhos) , estão erradas ou não são consideradas famílias.
Tema: Os diferentes tipos de famílias
Público alvo: 1º ano, crianças de 5 a 6 anos
Aplicação:
Fazer uma roda com os alunos e ler o livro: “ O grande e maravilhoso livro das famílias”.
Discutir os tipos de famílias existentes e mostrar que independente de como são formadas, elas são fundamentais na vida de cada indivíduo.
Pedir que comentem como são suas famílias e a importância dela em suas vidas.
Entregar uma folha de papel sulfite e solicitar que desenhem como são formadas suas famílias.
Avaliação: Avaliar as crianças mediante sua participação oral nas discussões e através do que expressarem nos desenhos.
Segundo Piaget, a criança no período Pré-operatório já desenvolve a função simbólica que lhe permite substituir um objeto ou acontecimento por uma representação dele, surgindo aí a linguagem verbal, do desenho, da imitação, da dramatização e etc.
Por isso, consideramos importante trabalhar tal tema através da leitura do livro citado, das discussões e do desenho no qual essas crianças conseguirão expressar o que sentem. Esperamos com isso que esses pequenos entendam a importância da família e se livrem de preconceitos acerca de sua formação.