atividade de metologia e abordagem familiar
1)Segundo Szymanski (2000) deste Freud a família tem aparecido como referencial explicativo para o desenvolvimento emocional da criança, A partir dessa descoberta, qual a responsabilidade foi atribuída a família?
Com a descoberta de que os anos iniciais de vida são cruciais para o desenvolvimento emocional posterior focalizou a família como o locus potencialmente produtor de pessoas saudáveis, emocionalmente estáveis, felizes e equilibradas, ou como o núcleo gerador de inseguranças, desiquilíbrios e toda sorte de desvios de comportamentos.
2)A família composta por pai, mãe e algumas crianças vivendo numa casa corresponde a um modelo, que é a família nuclear burguesa. Como eram chamadas as famílias que se afastavam desse modelo? As famílias que se afastavam desse modelo era chamada de desestruturada ou incompleta e consideravam-se os problemas emocionais que poderiam advir da ‘desestrutura’ ou ‘incompletude’. O foco estava na estrutura da família e não na qualidade das inter-relações.
3)De acordo com Costa (1994), as Constituições brasileiras anteriores subjugavam as mulheres no âmbito familiar, já a nova definição de família da Constituição, a torna mais exclusiva e sem preconceitos. Quais foram essas mudanças? As mudanças foram a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres na sociedade conjugal, a consagração do divórcio, a afirmação do planejamento familiar como livre decisão do casal e a previsão da criação de mecanismos para coibir a violência no interior da família foi o resultado das lutas feministas junto aos legisladores constituintes.
4)Qual a teoria que prevalece hoje na sociedade é a Teoria Positivista Funcionalista pois é considerado um projeto alternativo a realidade, pois representa uma anomalia social, uma utopia.
A teoria que prevalece hoje na sociedade é a Teoria Positivista Funcionalista, pois é considerado um projeto alternativo a realidade, representa uma