atividade de lutas
Faculdade de Educação Física.
Disciplina: Fundamentos Socioculturais das Lutas na Educação Física
Acadêmica: Márcia Regina Correia Alves
ATIVIDADE SEMANA III
1. Pesquisar a origem e as características dos instrumentos que compõem a capoeira
Os instrumentos musicais que acompanham a roda de capoeira são: o berimbau, o pandeiro, o atabaque, o reco-reco e o agogô.
O atabaque foi retirado das rodas de capoeira pelo Mestre Bimba, por acreditar que este era um instrumento do candomblé sem nenhum vínculo com a capoeira. Hoje em dia, ele é adotado indistintamente tanto nas rodas de Capoeira Angola quanto nas de Capoeira Regional ou Contemporânea. A capoeira tem hoje como principal instrumento da capoeira, o berimbau.
Uma roda “tradicional” de Capoeira Angola, em geral é regida pelo som de três berimbaus. Um com som mais grave - o berra-boi ou gunga, um com som intermediário - o médio, e um com som mais agudo denominado o viola.
Para a confecção do berimbau o material utilizado é bastante acessível. Necessita-se basicamente de uma madeira dura e flexível, cabaça ou porongo, (a caixa de ressonância do berimbau), fio de aço retirado de pneu de carro, uma pedra ou arruela, e vareta (baqueta) para realizar a percussão.
2. Pesquisar os principais golpes que compõem a capoeira
Desde o surgimento da capoeira, os golpes vêm sofrendo pequenas alterações, não somente na denominação, mas também na estrutura. Na execução desses, tanto na defesa como no ataque, utilizam-se as mãos, os pés e a cabeça. É importante salientar que muitos golpes são resultados de pequenas variações dos já existentes, outros são copiados de lutas orientais. Comparando com outras modalidades de luta, a Capoeira Angola, nos anos 1940, tinha um número pequeno de golpes. Para Mestre Pastinha, "os principais golpes da Capoeira Angola são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de arraia, Chapa de frente, Chapa de Costas, Meia lua e Cutilada de mão" (PASTINHA, 1988, p. 35).
Mestre