atividade de lutas
De
portfólio da
Disciplina
de lutas.
A cultura, como um todo, tem o poder de trazer ensinamentos adquiridos através de anos de historia e com a “cultura corporal de movimento” não seria diferente, ela carrega uma bagagem muito vasta, capas de nos trazer preciosos conhecimentos sobre a trajetória histórica de vários povos.
Todas as modalidades que envolvem movimento corporal tem sua importância pedagógica dentro das grades escolares, elas trazem além dos benefícios físicos, uma oportunidade de vivenciar e aprender praticas culturais ricas em historia. É o caso da capoeira, que além da riqueza de movimentos corporais, que tem um pouco de luta e dança, ainda nos lembra dos desafios enfrentados pelos escravos africanos trazidos ao Brasil nos porões dos navios para serem vendidos aos fazendeiros. Eram proibidos de expressar suas crenças e cultura africana. Mesmo assim, às escondidas, criaram a capoeira.
No entanto a capoeira é apenas uma das modalidades da cultura corporal de movimento, além dela ainda temos a ginastica, o esporte, as lutas, a dança, entre outros.
O papel do educador no ensino básico é fazer com que o aluno tenha os primeiros contatos com a cultura corporal de movimento e vivencie experiências importantes para sua formação, sendo mediador dos conhecimentos que o aluno precisa para tornar-se futuramente um cidadão critico e reflexivo. É a partir dos primeiros anos na escola que a criança começa a formar suas opiniões, por isso o papel do educador torna-se muito importante, pois qualquer informação passada a criança pode influenciar em sua formação.
A “cultura de movimento” esta em constante evolução, por isso o educador não pode fixar o conteúdo de suas aulas apenas nas teorias e praticas já conhecidas, ela deve usar da criatividade para fazer com que o aluno deixe fluir sua individualidade corporal, ou seja, que o aluno seja parte integrante da evolução da cultura corporal, assim como os escravos africanos que inventaram a capoeira, foram.