ATIVIDADE DE LITERATURA Morte e Vida Severina
Obra Literária: Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto
1. Analise atentamente as afirmações abaixo sobre a obra Morte e Vida e Severina. Identifique as alternativas certas (C) e as erradas (E).
( ) A expressão "morte e vida" pode ser relacionada à peregrinação de Severino, que foge da morte iminente no sertão e encontra a mesma vida sofrida no litoral.
( ) A alternância das falas de ricos e de pobres, em contraste, imprime à dinâmica geral do poema o ritmo da luta de classes.
( ) A viagem do retirante, que atravessa ambientes menos e mais hostis, mostra-lhe que a miséria é a mesma, apesar dessas variações do meio físico.
( ) O subtítulo da obra, “Auto de natal pernambucano”, indica que esta inspira-se em formas dramáticas medievais ibéricas assim como anuncia o seu caráter religioso, comum aos autos natalinos.
( ) O fato de Severino não ver reduzida a sua miséria em Recife reforça a tese de que a condição do sertanejo é determinada por um sistema social injusto e não somente pelo clima árido, hostil à vida humana.
( ) O termo "severina" é derivado do nome próprio "Severino", que, no contexto, remete a uma generalização: todos os sertanejos nordestinos têm as mesmas tristes condições de vida.
( ) O caráter de afirmação da vida, apesar de toda a miséria, comprova-se pela ausência da idéia de suicídio.
( ) As falas finais do retirante, após o nascimento de seu filho, configuram o “momento afirmativo”, por excelência, do poema.
( ) O nascimento do filho do compadre José é antagônico em relação aos outros fatos apresentados na obra, já que esses são marcados pela morte.
( ) Podemos dizer que o conteúdo é completamente pessimista, considerando-se que a jornada é marcada pela tragédia da seca, o que leva Severino à tentativa de suicídio.
2. "Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino da Maria do