Atividade de Instrumentação
1. O efeito de Coriolis é usado para que tipo específico de medição de vazão. Por que. É usado no processo de medição de vazão em massa. Por permitir ajustes na planta industrial, por facilitar a leitura direta da vazão (em valores de massa) e pela padronização das unidades de engenharia em valores mássicos, como nos controles de batelada em valores de massa, processos químicos baseados na massa molar dos componentes que entram numa mesma reação.
2. Qual a diferença entre transdutor tipo piezoresistência e o tipo peizoelétrico. No tipo piezorresistência, o elemento sensível é uma banda de cristal semicondutor com certo grau de contaminação. São ditos passivos, pois medem a deformação de um elemento elástico ou por variação de resistência de um elemento sensível ligado a ele, ou por variação de indutância mútua de um transformador linear cujo núcleo é móvel. No tipo piezoelétrico, se baseiam no efeito piezelétrico direto, não necessitam de energia ativadora, pois se sabe que alguns cristais, ao serem solicitados mecanicamente, geram uma pequena diferença de potencial. São ditos ativos, pois medem a força aplicada diretamente.
3. O que é uma calha parshall e qual sua aplicação em medição de vazão. É um medidor de vazão para canais abertos de regime crítico, ou seja, com uma combinação de estrangulamento na seção logo após a entrada e no rebaixo e elevação do fundo do medidor, obtém-se um regime de escoamento livre. Desta maneira, com a medição do nível da superfície do líquido num único ponto é suficiente para determinar a vazão. Aplicado onde há a necessidade de medições de vazões em canais abertos, tais como, na captação de águas de rios, no tratamento de água potável e esgotos, ou ainda no lançamento de água industrial tratada para os rios ou rede de esgoto.
4. Como funcionam os medidores de vazão com princípio de dispersão térmica.
O