Atividade De Hist Ria Da Educa O F Sica
RA 1174465
Educação Física Bacharelado
ATIVIDADE 3° SEMANA
Antônio Eduardo Ribeiro
Centro Universitário Claretiano
RONDONÓPOLIS
2015
ATIVIDADES
Com ponto de partida na Pré-História às atividades humanas eram todas baseadas em movimento, por serem inicialmente nômades e seminômades existia a necessidade do vigor físico para se locomover e obter alimento tanto em terra quanto na água. O fato de possuir polegar e assim a capacidade de preensão o ajudou a desenvolver uma característica própria: o arremesso. Devido à necessidade nossos ancestrais faziam total uso de sua habilidade de andar, correr, nadar e lutar para sobreviver, além de praticar jogos e utilizar a dança em rituais e celebrações. Isso mostra sua influencia direta em nossas práticas atuais.
A antiguidade foi caracterizada pelo desenvolvimento das civilizações, da escrita e as práticas físicas ainda com grande ênfase e um novo período evolutivo. No oriente apresentando a identificação de finalidades de ordem guerreira, terapêutica, educacional e esportiva tendo a China como a maior influência da Educação Física e tendo talvez a mais antiga história relacionada a esporte. No ocidente, romanos em seus circos, anfiteatros com gladiadores, atividades de banho e natação com locais sofisticados. E antes gregos que visavam o desenvolvimento físico e moral do homem de forma bem acentuada e porte atlético, tendo nos jogos olímpicos a exaltação da capacidade física humana através de provas que exigiam o uso de todo seu preparo e astucia. Evento esse que é com certeza e nossa herança mais influente dessa época.
Na Idade Média ouve certa inibição das atividades físicas por parte da Igreja católica. Sua teologia cristã pregava uma acentuada valorização de aspectos espirituais em detrimento aos desejos corporais. Mesmo estando em período de baixa ainda existia manifestações através da dança, jogos e brincadeiras. Mais a principal manifestação física ocorria em