Atividade De Hist Ria Contempor Nea II
1 - “A Guerra do Vietnã é frequentemente representada no cinema norte-americano como um "trauma" para aquela sociedade: uma guerra em um país distante, na qual muitos jovens morreram e o país foi derrotado por uma força militar tecnologicamente muito inferior.”
a) Relacione o envolvimento norte-americano, na Guerra do Vietnã, a pelo menos dois acontecimentos ocorridos, no equilíbrio político da Ásia, após a Segunda Guerra Mundial.
R) O controle da expansão do socialismo na Ásia e o domínio do Pacifico eram questões extremamente relevantes para a política norte-americana no pós-guerra. Esta preocupação se intensificou, sobretudo, após a Revolução Chinesa de 1949, a adoção do regime comunista por este país. Além disso, o processo de descolonização das antigas colônias francesas, na Indochina, que deram origem ao Laos, Camboja e Vietnã, abriram as portas para a interferência soviética. Por outro lado, a neutralidade adotada pela Indonésia após sua independência evidenciava a possibilidade de um país manter-se neutro frente à disputa ideológica capitaneada por EUA e URSS.
b) Indique dois movimentos de resistência ao envolvimento norte-americano, na Guerra do Vietnã, ocorridos nos EUA.
R) O Vietnã foi um dos primeiros conflitos internacionais a receber uma maciça cobertura da imprensa de vários países. Dessa forma, as constantes baixas dos jovens soldados do lado americano, o uso de armas químicas como o napalm e as sucessivas perdas humanas e materiais logo se tornaram de conhecimento comum, o que provocou a reação de diversos grupos, como os liberais, o movimento negro e o movimento hippie, além de diversos intelectuais que se colocaram contra o conflito e defendiam seu encerramento imediato.
2 - “A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.”(Rosa Luxemburgo. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975).
A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrência