Atividade De Filosofia
Leonardo de Oliveira Freitas
Matrícula: 006111020
Questão 1:
Prescrição de normas. Uma característica da tão estudada ideologia por filósofos ou qualquer um que se sinta metido à reflexão social, um aluno jovem qualquer de ensino superior por exemplo.
Bem, nada mais é que um conjunto de normas idealizadas por uma determinada sociedade, variando é claro de lugar para lugar, de época em época já que nenhum conjunto de seres humanos que compartilham propósitos e costumes os tem iguais para sempre. Quem faz as regras? Quem foi que disse que apoiar os cotovelos na mesa de jantar é falta de educação? Quem foi que fechou a casca dura que faz o grão de milho? A pergunta sobre os cotovelos pode parecer um tanto irrelevante, mas leve isso para o campo de prescrição de normas. Ninguém um dia num passado longínquo proclamou: “Eis que de agora em diante, os cotovelos na mesa são obra de satanás! Tal ato será considerado falta de educação!”. Você já se perguntou qual a lógica por trás dessa norma? Eu já. Não há nenhum malefício a sua saúde e nem a dos outros envolvidos no jantar se você colocar os cotovelos na mesa.
Essa ideia foi sendo maturada, a casca dura do grão foi sendo construída aos poucos, alguém começou a não colocar os cotovelos na mesa e um bando de seres humanos, especialistas em serem criaturas estupidas a seguiram sem nem ao menos se questionar o motivo e sem recorrer à própria capacidade de raciocinar a respeito. Isso vale para todas as regrinhas estupidas que tão fervorosamente e tão cegamente seguimos todos os dias: “Eu vou usar essa calça apertadinha que machuca minhas pernas e minhas genitálias porque todos estão achando bonito”; “Eu vou assistir o Jornal Nacional, pois todos assistem”; “Eu não vou pagar minha cópia do Windows, ninguém paga mesmo”; “Eu não vou ser um político honesto, todo mundo é corrupto” e a minha favorita: “Eu não vou questionar o político corrupto, todo mundo vai votar nele mesmo”.