Atividade de Estudo ENERGIA
Introdução
Nosso estilo de vida altamente tecnológico, sofisticado e cada vez mais dependente do uso da eletricidade, do petróleo e seus derivados é muito prático e confortável. No entanto esse conforto tem um custo muito alto. A crescente necessidade de novas fontes de energia, por exemplo, é uma dentre as muitas questões que o mundo tem procurado discutir e equacionar.
Precisamos de energia o tempo todo. Compramos energia em pequenos “pacotes” para alimentar rádios, carrinhos de brinquedo, relógios, máquinas fotográficas, etc., ou por meio do uso contínuo, de uma companhia de distribuição, para colocar em funcionamento uma quantidade cada vez maior de aparelhos mais sofisticados.
No uso social, a energia elétrica é uma “energia meio”, isto é, corresponde a uma etapa intermediária de uma série de transformações de um tipo de energia em outro até a sua utilização final.
Para nós, seres humanos, os alimentos constituem-se em fontes de energia. Com sua utilização, mantemos nosso corpo em funcionamento, pensamos, andamos, corremos e mantemos a nossa temperatura estável, etc.
Mas o que é energia afinal de contas? O que significa dizer que ela se conserva, se transforma e se degrada? teremos disponibilidade de energia sempre?.
O que é energia?
A Física não tem e provavelmente não terá uma definição fechada para o que seja energia. Talvez porque isso não seja de fato necessário! No entanto, seus tipos e formas estão muito bem caracterizados, e podem ser calculados. A contabilidade da energia é mais importante na física do que sua definição conceitual.
A transformação da energia.
Esse imenso universo tecnológico que alimenta nosso consumo tornou-se possível devido à utilização de diversas formas naturais de energia e à capacidade de converter ou transformar um tipo de energia em outro. Hoje em dia praticamente nossas ações envolvem a utilização e a conversão de um tipo de energia em outro.
De onde vem a energia que