ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO DE LIBRAS
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO DE LIBRAS
AULA TEMA - 7
Opção 2: Hipotetize que na empresa que você trabalha foi contratado um funcionário surdo, usuário da língua de sinais e ele irá trabalhar no seu setor.
Passo 2: Descreva quais seriam as suas ações desencadeadas, a partir desse fato. Para isso, você deverá considerar os aspectos relacionados à comunicação surdos e ouvintes, isto é, a diferença linguística existente nesses dois grupos.
Relações de trabalho entre ouvintes e não ouvintes
Todo cidadão além de obrigações, possui vários direitos, entre eles, o de um trabalho digno. A inclusão de pessoas com surdez no mercado de trabalho é um direito deles, que permite auto realização, independência financeira, ente outros.
No mercado de trabalho a comunicação é indispensável, ou seja, é necessário que as partes envolvidas compreendam a mensagem, havendo assim o feedback (resposta, retorno), sendo assim, a comunicação entre pessoas com surdez e ouvintes é um dos grandes desafios enfrentados pela inclusão. A libras é a língua materna dos brasileiros com surdez, sendo gestual-visual e independente da língua portuguesa, que por sua vez é uma língua oral-auditiva.
Existem muitas diferenças entre a libras e a língua portuguesa, diferenças que podem ser empecilhos para a comunicação no meio de trabalho, principalmente por falta de conhecimento dos ouvintes a respeito da libras, e dos não ouvintes a respeito da língua portuguesa. A inclusão tem por objetivo o conhecimento destas diferenças, possibilitando assim, a ambas as partes aprenderem sobre, e compreenderem uma a outra.
Hoje há muitas organizações, instituições, ou secretarias como AEE (Atendimento Educacional Especializado), SEESP (Secretaria de Educação Especial), entre outras, que quando procuradas podem oferecer apoio ou orientação a pessoas que desejam conhecer ou aprender a respeito das diferenças, possibilitando melhorias na convivência entre os membros no trabalho, em escolas