Atividade de Aprofundamento
Nome: Kariely Cristina Batista
RGM:15422101
Disciplina: Filosofia
1ª Parte:
Sócrates
Parte do ponto inicial da construção do conhecimento, pra ele só existe a duvida, qualquer conhecimento nasce da duvida, ele fala que temos que duvidar colocar em contradição para termos duas formas de pensar a mesma situação para que assim nasça o conhecimento verdadeiro.
Platão
O mundo sensível e o inteligível.
- Sensível: onde só é visto um reflexo das coisas que não tem conhecimento, é ilusório, são ideias acessíveis pelo sentido, sombra dos objetos reais (sita como exemplo o interior da caverna, onde todos os seres humanos estão acorrentados e voltados para o fundo da caverna, nessa posição, eles só enxergam um reflexo das coisas que existem no mundo fora dela).
- inteligível: tudo que é real, existe um conhecimento daquilo, intuição intelectual, consiste no epistemológico (ciência)(exterior da caverna, aquele homem que conseguisse fugir de suas amarras poderia ver os objetos reais que estão fora da caverna.).
Aristóteles
- Substância é aquilo que é em si mesmo, a base de tudo.
- Matéria é aquilo do que é composto, feito.
- Forma é como se mostra como é, aspecto, aparência
- Potência é a capacidade de produzir uma mudança em si.
- Ato é o movimento para que a mudança aconteça.
Santo Agostinho
É o conceito das ideias divinas apresentadas ao homem por Deus, Deus ilumina a razão e permite ao homem pensar de maneira correta através da Fé.
2ª Parte:
Sócrates
Sócrates foi um dos maiores filósofos da antiga Grécia. Combatia os sofistas contemporâneos que tinham ideias opostas as dele. Não deixou nenhum escrito, apenas seguidores que divulgaram suas ideias filosóficas, Platão era um deles. Utilizava palavras comuns dando novo sentido a elas. Ele acreditava que o início do conhecimento se dava a partir do reconhecimento da própria ignorância, fazendo perguntas ao que já se sabia, questionando o conhecimento anterior, daí surgiam