Barragens De Enrocamento
Esse tipo de barragem é aquele em que são utilizados blocos de rocha de tamanho variável e uma membrana impermeável na face de montante. O custo para a produção de grandes quantidades de rocha, para a construção desse tipo de barragem, somente é econômico em áreas onde o custo do concreto fosse elevado ou onde ocorresse escassez de materiais terrosos e houvesse, ainda, excesso de rocha dura e resistente. Devemos lembrar que a rocha de fundação adequada para uma barragem de enrocamento pode não ser aceitável para uma de concreto.
A rocha que deve preencher a maior parte da barragem precisa ser inalterada pelo intemperismo, não sendo facilmente desintegrada ou quebrada. Rochas que, quando sujeitas à ação de explosivos, fragmentam-se facilmente em pedaços muito pequenos, com elevada porcentagem de lascas e pó, são igualmente inadequadas. As rochas para essas barragens, devendo ter resistência ao intemperismo físico e químico, gnaisse, diabásio, etc. Os blocos de rocha são colocados de modo a se obter o maior contato entre suas superfícies e os vazios entre elas, que são preenchidos por material de menor tamanho.
- Exemplo de Barragem de Terra construída:
Um exemplo de Barragem de Terra associada a uma de enrocamento citamos:
A barragem de Passo Severino, situa-se na bacia hidrológica do rio Santa Lucia, 70Km ao norte da cidade de Montevideo, Uruguai. Destina-se a formar um reservatório de acumulação de águas no rio Santa Lucia e manter uma vazão mínima regulada em 8m3/s, a jusante, onde está instalada a toma da de água para abastecimento da cidade de Montevideo e municípios vizinhos.
A obra de barramento consta de uma estrutura vertedora em concreto, com comprimento de 71,2m implantada no leito natural do rio, uma tomada d’água na sua extremidade direita, dois maciços de solo e rocha compactados, sendo um de cada lado da estrutura vertedora e uma estrutura complementar para extravasamento de grandes enchentes (Sangradouro), situada numa