Trabalho De Geografia
A taxa de natalidade pode ser representada pela equação matemática:
onde n é o número de crianças nascidas no ano e p é a média populacional do período em questão.
Dado que a fertilidade feminina ou masculina não é o único fator que determina o aumento/diminuição desta taxa, deve-se ter em conta uma série de outros factores que estão relacionados com esse aumento/diminuição: sociais, fisiológicos e outros. Deste modo, a taxa de natalidade nos países desenvolvidos é, em geral, mais baixa (devido ao conhecimento de métodos contraceptivos, melhores condições médicas e econômicas), enquanto que nos países em desenvolvimento a taxa de natalidade é, em geral, superior face ao desconhecimento ou não-divulgação de métodos contraceptivos e à tendência para seguir tradições familiares e religiosas.
A tendência da população brasileira nas últimas décadas tem sido, diminuir a natalidade.
Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo.A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo.
Nas mesmas condições, a taxa de mortalidade reúne a quantidade de óbitos ocorridos em uma determinada população durante certo período. O excesso de nascimentos sobre os óbitos exprime o crescimento populacional ou vegetativo da população, ou seja, é um crescimento positivo. Quando o número de nascimentos é menor do que o de mortes, a população apresenta um crescimento negativo. Podendo ainda esse crescimento ser nulo, quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.A taxa de natalidade é um índice obtido entre duas variáveis: a população de determinado período e a quantidade de nascimentos registrados no mesmo período. Ao