Atividade De Aprofundamento
Com base nos dois Artigos lidos, onde as causas das crises de 1929 e 2008 foram debatidas, qual das características abaixo, mas bem explicam as duas crises? Justifique sua resposta.
Resp: o mercado deve ser livre e sem muitas interferências. A imposição de um preço, ou um piso dos preços, um teto, etc., interferem no bom funcionamento dos mercados, em geral. A interferência governamental no sentido de cobrar impostos exagerados também afeta o funcionamento otimizados dos mercados.
Justificativa:
A consequência de ambas é semelhante o que inclui a queda nas bolsas, o aumento do desemprego e prejuízo para os investidores externos. Mas, tanto na crise de 1929 como na de 2008 houve um grande crescimento na economia.
Podemos dizer que o inicio da crise foi se dado pelos Estados Unidos, tendo assim as duas crises tendo dando um tanto de afeto. Os de 1929 como vêm teve um excesso de estoque de produtos e depois uma queda drástica nas vendas, já a de 2008 teve um excesso de credito, aumento o consumo de maneira drástica e assim também o endividamento das famílias.
Em 1929, a economia norte-americana apresentava um ritmo de crescimento intenso e a produção extrapolava a capacidade de absorção pelo mercado interno. A saída foi incrementar as exportações, principalmente para os países destruídos pela 1ª Guerra Mundial. Mas eles não contavam com a sua recuperação e reconstrução, se tornando assim uma competição no mercado externo, diminuindo assim as compras, causando um acúmulo de produção, pois tinham muitos produtos e poucos compradores. Causando assim o Desemprego e a Queda nos Valores das Ações.
Em 2008, ao notar a diminuição do ritmo de crescimento no país, o governo, por intermédio do FED (o Banco Central dos EUA), reduziu a taxa de juros e incentivou a ampliação de crédito. Os Bancos se tornaram menos rigorosos na concessão de empréstimos e os bens imobiliários sofreram assim uma supervalorização. Facilitaram o crédito fazendo