Atividade de Antropologia Jurídica
Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco
Atividade
de
Antropologia Jurídica
Aluno: Matheus Gabriel Alves Pereira
2º Período B
MATHEUS GABRIEL ALVES PEREIA
Antropologia Jurídica
Atividade referente ao conceito de Antropologia, objetos de estudo e a importância da disciplina na nossa formação acadêmica.
Orientador: Professor Msc. Marcos Vasconcelos
Belém do São Francisco
2015
A Antropologia é uma ciência que estuda a cultura da humanidade, englobando todas as sociedades simples no passado e presente e sociedades complexas atuais. Consiste em construir modelos que permitam comparar as sociedades entre si, ou seja, estuda os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.
Dentro da área de Antropologia é adotado uma tipificação adaptada em vários campos de estudo, em Laplantine, que são: Antropologia Biológica, Antropologia Pré-Histórica, Antropologia Linguística, Antropologia Psicológica, Antropologia Social e Cultural, Antropologia Filosófica e Antropologia Jurídica.
Se desenvolveu como ciência humana, libertando-se do controle dos Estados neocolonialistas, construindo sua epistemologia, seus objetos de estudo, seus métodos teóricos e de pesquisa de campo, suas escolas, desde o século XIX, até o presente século XXI.
No entender de Azcona, os pensadores do século XVI começaram a vislumbrar o problema da alteridade multicultural (os outros) e, por conseguinte, de suas próprias instituições e valores.
Segundo Laplantine, o século XVI descobre e explora espaços até então desconhecidos e tem um discurso selvagem sobre os habitantes que povoam os novos espaços descobertos. Esse discurso se organiza no século XVIII: ele é “iluminado” à luz dos filósofos iluministas, e a viagem se torna “viagem filosófica”.
Quando se fala de Antropologia no âmbito Jurídico, aborda-se o "estudo do Direito das sociedades simples", das instituições do Direito