Atividade colaborativa 4
O levantamento foi feito na escola EEEF Princesa Isabel, que atende crianças de 06 a 10 anos no horário vespertino e matutino enquanto a EJA no período noturno, com alunos em idade a partir de 45 anos.
Nas relações com os alunos foi possível identificar que tanto professores quanto a administração se vêem preocupados com seu desenvolvimento individual e coletivo, como sujeito de sua história e das experiências que vivem e convivem tanto no âmbito familiar quanto no escolar.
Nas observações desenvolvidas, pode-se constatar que a instituição vem sendo exemplarmente sustentada na participação e no engajamento da comunidade na vida escolar, já que tem como objetivo principal a construção de uma escola pública de qualidade, comprometida com a formação social do cidadão: participativo, crítico e consciente.
A escola no momento não possui um Diretor, mas está sendo direcionada pela Pedagoga que também cuida da parte de orientação da escola, tais como: problemas de alunos, reunião de pais, atividades de intervenção, etc.
Os pais são sempre convidados a participar dos eventos promovidos pela mesma, de forma a melhorar integrá-los à vida escolar dos seus filhos.
Os planos de ensino são elaborados pelas próprias professoras, nas formações continuadas, para que haja uma melhor parceria entre elas e das demais instituições de ensino.
Os planejamentos contemplam a realidade dos alunos, e, a partir daí os conteúdos são trabalhados, sempre seguindo os PCNs, o PPP, bem como os conteúdos desenvolvidos pela SEDU ( Secretaria Estadual de Educação), como um todo.
ESPAÇO RESERVADO PARA A CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A instituição de ensino EEEF Princesa Isabel trabalha com a prevenção em parcerias com a família, comunidade, Policia ( PROERD), Conselho Tutelar, CRAS, Ação Social. Como a escola tem um trabalho preventivo ela não possui nenhum caso com envolvimento com