Atividade Avaliativa 03 Economia
R: Ser Meio de Troca - pode ser trocado por vários produtos ou serviços;
Servir como Unidade de Preço - ser utilizado para estipular preço de bens e serviços;
Funcionar como Reserva de Valor – manter-se ou valorizar-se ao passar do tempo, para guardar poder de compra.
2. Milhares de pessoas e empresas obtém moeda através da “venda” de seus produtos e serviços e recebem dinheiro como pagamento desta “venda”. Considerando que essas pessoas têm necessidades a serem satisfeitas e utilizarão a moeda em sua função de meio de troca, cite e justifique três razões que levam uma pessoa ou empresa a querer obter moeda e informe o papel da taxa de juros.
R: Demanda de Moeda para Transações - como os recebimentos e pagamentos não são sincronizados, as pessoas precisam reter moeda para pagar suas despesas;
Demanda de Moeda por Precaução - refere-se àquela parte da renda das pessoas retida para fazer frente a imprevistos;
Demanda de Moeda para Especulação – refere-se à parcela da renda que possivelmente sobra após a quitação de todas as despesas e retenção para a reserva, e que poderá ser aplicada em títulos.
A Taxa de Juro representa o custo de utilização do dinheiro. É, portanto, o preço pago por alguém pela utilização de dinheiro que lhe foi cedido/emprestado por outra pessoa/instituição.
3. Sabendo-se que um dos Instrumentos da Política Monetária é o Depósito Compulsório, defina o objetivo do mesmo pelo Banco Central.
R: O Depósito Compulsório é uma das formas que o Banco Central tem para controlar a quantidade de dinheiro na economia. Ele obriga os Bancos a depositar parte dos recursos captados dos clientes, via depósitos à vista, a prazo ou poupança, numa conta no Banco Central.
Ao aumentar a taxa do Depósito Compulsório, o Banco Central mostra que pretende reter mais dinheiro nessa conta, sobrando menos recursos, portanto, para os bancos emprestarem aos seus