Atividade Aula 1
Aluno: Danielle Neves de Oliveira Coutinho
Polo: Nova Iguaçu
Atividade Aula 1
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – PÁGINA 35
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Resposta: Pois foram o primeiro povo que, tentando resolver seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos para todos os tempos. Não foi somente para satisfazerem uma curiosidade de entender as coisas, mas para resolverem um problema prático, ético e político.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Resposta: Filosofia no senso comum trata-se do conhecimento mais comum a cerca da filosofia, é aquele que recebemos de nossas gerações anteriores e passaremos para as próximas gerações, que nasce do esforço que os seres humanos fazem normalmente para resolver os problemas práticos e cotidianos. Ao perguntar às pessoas e até a nós mesmos, interpretamos filosofia no senso comum como uma definição previamente determinada para o termo filosofar, algo como um questionamento a cerca das questões da vida no geral, sobre acontecimentos padrões à todos os seres humanos como a morte ou o sentido da vida, e na realidade trata-se de algo aplicável e não puramente abstrato o qual fazemos diariamente pois nos foi passado de tal forma. Logo o senso comum é um saber fazer, mais do que um saber puramente teórico, sem que se conheçam os motivos pelos quais algo se faz assim e não de outro modo, fato este que o aproxima da crença do que deve ser feito para se viver bem ou mesmo para se “morrer”.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a