Atividades da aula 1
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum? Os Gregos procuravam uma solução universal para os problemas da sociedade, que eram “Responder às seguintes perguntas: como encontrar uma solução segura e definitiva para os problemas políticos? Como encontrar um jeito para que se estabeleça uma ordem, uma harmonia, a justiça, na convivência humana, e para que a solução valha não apenas para aquela ocasião, mas para todas as ocasiões e para todos os povos?” (Selvino José Assmann)
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia. Por vezes entende-se por filosofia como buscar um assunto e criar maior conhecimento sobre ele, conhecê-lo mais a fundo. Já os Gregos utilizavam a filosofia como artifício para o estudo de soluções para seus problemas, de forma objetiva e universal.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade? Ambas existem com o propósito de resolver problemas de forma universal e objetiva, baseiam-se na razão, a diferença entre a filosofia e as ciências de modo geral é o fato da ciência pergunta “como” determinado fenômeno acontece e a filosofia perguntar o “porquê”.
Amauri Cabral Júnior
13113110261
Adm Pública – UFF
Pólo: