Orçamento
Inicialmente, deve-se atentar para o conceito de orçamento que é: um plano estratégico de uma administração para determinado exercício. No trabalho apresentado, serão abordados temas como o orçamento numa visão geral, sua história, processos de elaboração e vantagens e desvantagens do orçamento empresarial. Será abordado também o orçamento público e seus conceitos.
Por fim, serão mostrados os principais tipos de orçamentos para o controle de gestão e haverá uma breve amostra das diferenças entre o orçamento privado e público.
Orçamento – Conceito Geral
No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa. Logo, diante da competitividade do mercado é necessário que a organização planejesuas metas e objetivos a fim de obter os resultados esperados. Por esse motivo vamos abordar o orçamento como instrumento de gestão e sua relação com a contabilidade. Pode-se falar, também, que O orçamento é um instrumento de planejamento e controle que se torna de grande relevância para as empresas, pois estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa mensura o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com mão de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.
Após, o implemento do orçamento empresarial, este deve ser acompanhado e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos