Atividade APII
ROSANA MARIA DOS SANTOS
RGM 14038978
GLOBALIZAÇÃO
São Paulo
2015
1- Repita a experiência que Milton Friedman realizou com o lápis, conforme vimos na contextualização: escolha um objeto que você usa cotidianamente, liste os elementos que o compõem, as respectivas origens, os personagens que tornaram a produção/existência desse objeto possível e explique com suas palavras como eles foram reunidos.
A folha de sulfite e feita a partir da madeira, da qual são extraídas fibras de celulose, convertidas em papel após uma série de processos industriais. O papel foi inventado na China no século 2, mas durante mais de 1500 anos a matéria-prima mais comum para fazê-lo não era madeira, mas sim fibras de algodão extraídas de roupas velhas, panos e trapos mas foi só a partir de 1850 que diversos inventores, tornaram isso viável. Foi preciso aperfeiçoar um método de "digerir" a madeira com produtos químicos, de modo a extrair a celulose e obter um papel de qualidade aceitável. Entre os produtos químicos usados estão certos sulfitos (compostos de enxofre) - é daí que vem o nome, por exemplo, do papel "sulfite".Na essência, porém, o método de fabricação ainda é o mesmo, desde sua invenção pelos chineses.
2-Cite e explique um efeito positivo e um efeito negativo da globalização no Brasil.
O efeito positivo da globalização permite usufruir do produto mais barato e serviço mais eficiente de cada país, garante maior troca de informações com o mundo todo, permitindo as culturas evoluírem e aumenta o fluxo comercial que, naturalmente, gera mais riqueza.
O efeito negativo da globalização é a criação de mais desigualdade, embora tenda a melhorar o padrão de todos em geral (mas não de forma uniforme).
Gera desempregos, já que necessita de mão-de-obra qualificada e países pobres em educação não geram qualificação.