APII Atividade De Aprofundamento Lingua Portuguesa
Questão 1 - O tema do editorial trata de uma crítica ao Supremo Tribunal Federal brasileiro , e ao uso de linguagem empolada e complexa que torna o processo lento.
Os trechos que justificam são:
“Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal Brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.”
“Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o mensalão, chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino”.
O autor utiliza os seguintes argumentos para defender o seu ponto de vista:
“Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
“Conforme sublinhou o constitucionalista Joaquim Falcão nesta Folha, a lei proíbe os magistrados de se manifestar sobre qualquer processo em curso e criticar atos de seus colegas. Também neste quesito, um pouco mais de parcimônia e contenção viriam a calhar”. Questão 3 - Os trechos para serem compreendidos necessitam do conhecimento de mundo e o conhecimento textual.
No trecho “a”, exige do leitor o conhecimento do mundo, ou seja seus conhecimentos que estão armazenados na sua memória, a partir das vivências e experiências acumuladas ao longo de sua vida.
No trecho “b”, exige do leitor conhecimento textual, uma vez que apresenta diferentes situações, este conhecimento permite ainda ao leitor direcionar suas expectativas.