Atividade Antiga I
Professora Lívia Mendes Pereira
1) Quais são os aspectos formais relevantes da épica clássica?
2) Quais são as características formais e temáticas específicas da Ilíada, de Homero?
3)Quais são as características formais e temáticas especificas de Eneida, de Virgílio?
1. O poema épico é a narrativa em versos e é tecido no verso hexâmetro dactílico.
A estruturação da épica é dividida em três partes: proposição, invocação e narração.
Na proposição, o poeta apresenta de maneira sintética o tema que vai ser narrado, como por exemplo, na Ilíada a cólera de Aquiles, na Odisséia, as aventuras de Ulisses e na Eneida, a fundação de Roma.
Na invocação, o poeta pede à sua Musa o dom da inspiração poética.
E na narração é a própria trama desenvolvida.
Tanto a narração quanto a preposição encontram-se difundidas, afinal ambas constituem a narração da trama da épica.
Tal recurso utilizado na estrutura, tem a função de articular a diversidade dos fatos a serem narrados na unidade na ação que o poeta privilegia.
A narração da epopeia clássica é feita por episódios, tal característica fundamental deixa evidente que o narrador, sendo onisciente, quer mostrar tudo, não se preocupando em atingir um fim.
Há também o uso de digressões e descrições enriquecidas feitas pelo poeta épico. Outra característica da épica é seu caráter universal, visando à coletividade, assim sendo a épica fala da sociedade como um todo e das aspirações dessa sociedade. O ritmo lento da narração lento é frequentemente acelerado, dando um tom mais dramático pelo uso do discurso direto, de comparações e até pela técnica flash- forward que projeta o destino dos personagens.
Um dos elementos fundamentais do gênero é o personagem, e muitas vezes interagem personagens humanos e divinos, lado a lado.
Na epopeia clássica, a ação dos personagens humanos jamais se dissocia da interferência do agir divino. Porém, isso não significa minimização da grandiosidade do personagem