Atividade Anatomia
1. Defina e dê exemplos do que é normal, variação anatômica, anomalia e monstruosidade em Anatomia.
Normalidade: é padrão do corpo do indivíduo o que ocorre na maioria dos casos e é mais frequente estatisticamente. Exemplo; uma pessoa com os 5 dedos na mão.
Variação anatômica: é a diferença física de cada indivíduo em um determinado grupo. Exemplos; um indivíduo de estatura alta e magro comparado a um outro indivíduo de estatura baixa e gordura.
Anomalia: são variações morfológicas que acarretam prejuízo funcional ao corpo ou membros de um indivíduo. Exemplo; uma pessoa que nasce com um dedo a mais na mão.
Monstruosidade: é o mesmo que a anomalia só que em um grau mais acentuado que vem a ser incompatível com a vida. Exemplo; quando uma pessoa nasce com um braço a mais ou uma perna.
2. Quais as principais características de uma articulação sinovial?
As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial e cápsula articular.
3. Qual a função do líquido sinovial e quem é responsável pela sua produção?
É lubrificar as articulações, permitindo o deslizamento com um mínimo de atrito e desgaste. É produzido pela membrana sinovial.
4. Descreva a posição anatomia padronizada.
A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. O corpo está numa postura ereta (em pé) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar esta fixo para o horizonte.
5. Detalhe a divisão do esqueleto?
O sistema esquelético pode ser dividido em duas partes funcionais. A primeira é o esqueleto axial, que representa o eixo mediano do corpo, que é formado por ossos do crânio, pescoço e tronco. A segunda parte