Atividade de anatomia
1. Como ocorre a absorção de medicamentos administrados via oral (VO).
Os fármacos administrados por via oral são absorvidos no trato gastrointestinal. A absorção começa na boca e no estômago, mas efetuam principalmente no intestino delgado. Para chegar à grande circulação, o fármaco primeiro tem de atravessar a parede intestinal e depois o fígado. A parede intestinal e o fígado alteram quimicamente (metabolizam) muitos fármacos, diminuindo a quantidade absorvida.
2. Descrever a ação de um diurético sob o rim.
Os diuréticos são substâncias que aumentam a formação de urina e sua principal aplicação é reduzir a quantidade total de líquidos no organismo. Durante a circulação extracorpórea alguns diuréticos podem ser utilizados, com aquele objetivo. As diversas substâncias com efeitos diuréticos tem mecanismos de ação diferentes. Ao se administrar um diurético, ocorre a eliminação associada de sódio e água. Se o diurético eliminasse apenas a água dos líquidos orgânicos, haveria um aumento da concentração de sódio nos líquidos, que se tornariam hipertônicos e provocariam uma resposta dos receptores osmóticos, seguida de aumento da secreção do hormônio antidiurético. O excesso desse hormônio promoveria a reabsorção de grande quantidade de água nos túbulos, anulando os efeitos do diurético. Quando o sódio é eliminado junto com a água, a concentração iônica dos líquidos se mantém e não há estimulação antidiurética.
3. Cite uma patologia que atinge sistema digestório e uma patologia de sistema urinário, e comente sobre o tratamento medicamentoso para cada caso.
Patologia relacionada a sistema urinário: Cistite
Cistite é o nome que se dá para doenças inflamatórias e/ou infecciosas da bexiga. As cistites mais frequentes são causadas por germes oriundos do nosso trato intestinal. Uma delas é a bactéria conhecida por Escherichia coli.
A mesma encontra-se nas fezes. Em situações especiais, essa bactéria migra contaminando a